Experiências com escrita de roteiros, produção e edição para diferentes produtos audiovisuais, como documentários, vídeos institucionais, podcasts, vídeos educativos etc.
1) Podcast 'O Assunto' - g1 (2021-2022)
Função: Estagiária de Jornalismo
Um grande assunto do momento é discutido com profundidade. Na época em estive no 'O Assunto', ele estava sob comando da jornalista Renata Lo Prete.
2) Documentário "Existe Fome em SP" - Trabalho de Conclusão de Curso, cujo nota foi10 (2022)
Função: Produtora e Roteirista
Uma imersão na realidade de São Paulo para tentar entender as dimensões e as consequências da fome na cidade mais rica do país.
São apresentados projetos sociais em prol do combate à fome em comunidades nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central da capital paulista. Voluntários, pessoas em situação de vulnerabilidade e especialistas discorrem a respeito do problema na cidade. Nas conversas, a resposta é a mesma: São Paulo tem fome e as políticas públicas são insuficientes.
3) Vídeo para matéria "Publicitário cria 'resort' para pássaros na Zona Sul de SP, e vizinhos se mobilizam para arrecadar doações para projeto" - portal g1 (2022)
Função: Roteirista e Repórter
Maritaca, sanhaço, sabiá, bem-te-vi, beija-flor, rolinha, anu e gavião carcará são alguns dos mais de 200 pássaros, de diferentes espécies, que já visitaram o local, segundo o criador da iniciativa.
4) Vídeo para matéria "'The Voice' da periferia: 'A gente bate ponto e sai correndo para ensaiar', diz cantora da Zona Sul de SP selecionada para festival" - portal g1 (2022)
Função: Roteirista e Repórter
Artistas independentes escolhidos pelo projeto Descobertas ganham experiência de ensaios, camarins, ensaio fotográfico e pocket show na Fábrica de Cultura da Brasilândia, na Zona Norte.
5)Vídeo Institucional "Como foi o Juventude Nota Mil em 2022?" (2022)
Função: Produtora, Roteirista e Editora
Carta aberta - Ana (fundadora e diretora do Juventude Nota Mil) para todos voluntários e vestibulandos da turma de 2022
"Em 2022, estive na fase de conclusão da faculdade e sabendo que o ano seria atípico para mim, principalmente de um TCC que teria para enfrentar, decidi procurar um outro voluntário para dar uma mãozinha nas frentes (redação, estratégia e desvendando o ENEM), que assumia sozinha. Pensei então, porque não expandir para as áreas que já sentia demanda nos vestibulandos, como matemática, física e química? E lá, fomos nós. Mas, por acaso ou por destino (se você também acredita nisso) outras pessoas de outras áreas/matérias começaram a chegar até mim (isso mesmo, sem nem termos aberto vagas) para manifestar interesse em fazer parte do projeto. Nisso, quando fui me dar conta, já tínhamos mais de 30 voluntários (ops rs) de várias regiões do Brasil.
Bom, depois desse processo, veio o momento de selecionar os vestibulandos, felizmente, conseguimos alcançar mais pessoas, e o projeto teve recorde de inscrições: mais de 100! Foram horas e dias de entrevistas para selecionar os vinte que entrariam no nosso programa. Vestibulandos selecionados, e lá fomos nós no dia 02/04/2022 dar início a essa jornada!
Infelizmente, algumas pessoas nos deixaram neste percurso e faz parte, mas, todos fizeram com que o projeto acontecesse neste ano.
Agradeço, especialmente, aos voluntários, que só cresciam (mesmo àqueles que nos deixaram nesse período), pois todos contribuíram, de alguma forma, para os processos que envolvem a realização desse programa. Aos vestibulandos, parabéns pela determinação e força. Agradecemos por terem confiado no Juventude para esse momento tão importante na vida de vocês que é o vestibular.
Foram meses, semanas e dias de muito trabalho e dedicação rumo ao grande ENEM. E eis que chegou a hora de dizer adeus... ou, quem sabe, um até logo!
Todos estão marcados na história desse projeto e serão, para sempre, membros da família Nota Mil!
4) VT "Rua do Samba Rock em Guarulhos (2022) - Trabalho universitário -
Função: Assistente de entrevistas e captadora de personagens
Rua do Samba Rock foi inaugurada em Guarulhos. Evento reuniu mais de mil pessoas neste domingo.
5) Documentário "No Centro" - Trabalho universitário para a disciplina de Produção Audiovisual em Jornalismo (2021)
Função: Produtora, Roteirista e Editora
O documentário "No centro" retrata o impacto da pandemia da COVID-19 para jovens, negros e mulheres, usando como ponto de partida uma pesquisa do IPEA que aponta esses grupos como os mais afetados pelo desemprego durante o período. As alunas do 6º semestre de Jornalismo da Universidade Paulista - unidade Marquês: Ana Flávia Paula, Beatriz Fernandes e Elizabeth Teixeira realizaram este curta documental. A produção é parte da disciplina Produção Audiovisual em Jornalismo, ministrada pelo professor Sérgio Braga.
6) Episódio Podcast "A cultura do cancelamento: os impactos na saúde mental do cancelado" - podcast UniFocas (2020)
Função: Produtora e Roteirista
Algumas situações no BBB 21, principalmente envolvendo os participantes Lucas Penteado e Karol Conká, levantaram uma discussão massiva sobre a cultura do cancelamento na internet. A pauta ganhou tanta repercussão dentro e fora do jogo, que virou tema de uma das dinâmicas do reality.
Convidamos a psicóloga Amanda Normanda para discutir sobre o tema segundo a ótica da psicologia. Amanda falou dos impactos do fenômeno para a saúde mental do cancelado, bem como ações que podem ser feitas para lidar com o problema.
7) Entrevista com atriz Sandra Corveloni - site Girls In Action (2020)
Função: Roteirista, produtora, entrevistadora e editora
Sandra Coverloni é atriz brasileira, já atou em diversas novelas da Rede Globo e protagonizou diversos papéis no cinema. Ela possui cerca de 19 filmes no currículo, entre eles “Linha de Passe”, seu primeiro longa, que a concedeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes na França, em 2008.
Em uma entrevista exclusiva ao site Girls In Action, Sandra falou sobre a atual situação do cinema no Brasil e a dificuldade de se manter na profissão. A atriz ainda revelou uma situação de machismo que presenciou durante gravação e como a pandemia do coronavírus tem impactado seus projetos profissionais.
8) Documentário "Eu não estou onde eu estou" - Oficina É Nóis na Fita (2019)
Função: Assistente de entrevistas e captadora de personagens
Luana, Priscila e Renata vivem em diferentes regiões de São Paulo, mas têm algo em comum: a Síndrome do Pânico. O documentário aborda o transtorno do ponto de vista dessas três mulheres e como ele afeta a vida delas.
9) Entrevista com aprovada em Harvard - canal do Juventude Nota Mil (2020)
Função: Produtora, Roteirista, Entrevistadora e Editora
Com apenas um ano de preparação, Jéssica Nicolau, 25 anos, conseguiu sua aprovação no vestibular de Medicina da USP, a segunda melhor universidade da América Latina e uma das mais concorridas do Brasil.
A aprovação na USP, no entanto, não foi a única conquista da nossa entrevistada. Em 2017, Jéssica foi aprovada em um intercâmbio na Escola de Medicina em Harvard onde estudou durante um ano.
Como ela conseguiu tudo isso? Descubra agora assistindo à entrevista que Jéssica concedeu à Ana Flávia Paula, fundadora e mentora do projeto social Juventude Nota Mil.
10) Mediação de Live com estudante nota mil na redação do ENEM- canal do Juventude Nota Mil (2021)
Função: Produtora, Roteirista e Mediadora
Mediei a Live de Aquecimento de Redação com a estudante Jamille Borges, nota mil na redação 2018 para o meu projeto social Juventude Nota Mil.
Descobri a Jamille por uma matéria do G1, logo depois, encontrei o contato dela e fiz o convite para a participação no evento online do meu projeto social.
A live foi restrita e apenas mentores, mentorados e convidados do projeto Juventude Nota Mil puderam participar.
11) Entrevista com atriz Sandra Corveloni - site Girls In Action (2020)
Função: Produtora, Roteirista, Entrevistadora e Editora
Sandra Coverloni é atriz brasileira, já atou em diversas novelas da Rede Globo e protagonizou diversos papéis no cinema. Ela possui cerca de 19 filmes no currículo, entre eles “Linha de Passe”, seu primeiro longa, que a concedeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes na França, em 2008.
Em uma entrevista exclusiva ao site Girls In Action, Sandra falou sobre a atual situação do cinema no Brasil e a dificuldade de se manter na profissão. A atriz ainda revelou uma situação de machismo que presenciou durante gravação e como a pandemia do coronavírus tem impactado seus projetos profissionais.
Última atualização: janeiro/2023
Comments